MEMÓRIA
I Workshop de Aquisição da Linguagem
(UFBA, Instituto de Letras)
Programação, mesas e sessões






PROGRAMAÇÃO GERAL
____________________________________________________
















































































MESAS REDONDAS
____________________________________________________
MESA DE ABERTURA: Aquisição da Linguagem na Bahia
Data: 04/10/2017 (quarta-feira)
Horário: 08:00 a 09:00
Local: Auditório (PAF III)

ELIZABETH TEIXEIRA | Universidade Federal da Bahia (DLV)

MARCUS VINÍCIUS | Universidade Federal da Bahia (ICS)

ADRIANA LESSA | Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

CLAUDIA MARTINS | Universidade do Estado da Bahia

FERNANDA ALMEIDA | Universidade Federal do Recôncavo Baiano

GLÓRIA LIMA | Universidade Estadual de Santa Cruz

VERA PEPE | Universidade Estadual de Feira de Santana



MESA 1: Aquisição de Língua Estrangeira
Data: 04/10/2017 (quarta-feira)
Horário: 09:00 a 10:00
Local: Auditório (PAF III)

APRENDIZADO DO INGLÊS EM FASE DE AQUISIÇÃO DO PORTUGUÊS: ASPECTOS EM EVIDÊNCIA
Joceli Rocha Lima

AQUISIÇÃO DA ENTOAÇÃO DO ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
Cristiane Conceição Silva



MESA 2: Aquisição de Língua Materna
Data: 04/10/2017 (quarta-feira)
Horário: 14:00 a 16:00
Local: Auditório (PAF III)

UMA ABORDAGEM MULTIMODAL NOS ESTUDOS AQUISICIONAIS: GESTO E PROSÓDIA
Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante

A UNIDADE MÍNIMA DE ANÁLISE NOS ESTUDOS DE AQUISIÇÃO FONOLÓGICA E SINTÁTICA
Adriana Stella Cardoso Lessa-de-Oliveira
Maria de Fátima Almeida Baia

O DESENVOLVIMENTO DO PADRÃO PROPAROXÍTONO NA LINGUAGEM INFANTIL
Arthur Moura Vargens

ESTADO ATUAL DA NORMATIZAÇÃO DOS INVENTÁRIOS DE DESENVOLVIMENTO COMUNICATIVO MACARTHUR (CDI’S) PARA O PORTUGUÊS BRASILEIRO
Elizabeth Reis Teixeira



MESA 3: Aquisição da Leitura e da Escrita
Data: 05/10/2017 (quinta-feira)
Horário: 08:00 a 10:00
Local: Auditório (PAF III)

A SÍLABA NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA
Cláudia Martins Moreira

OS MULTILETRAMENTOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A AQUISIÇÃO DA ESCRITA
Fernanda Almeida Maria dos Santos



MESA 4: Aquisição da Linguagem & Estudos Surdos
Data: 05/10/2017 (quinta-feira)
Horário: 14:00 a 16:00
Local: Auditório (PAF III)

O PROFESSOR-MEDIADOR NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM DA PESSOA COM SURDOCEGUEIRA
Wolney Gomes Almeida

A SUPEREXTENSÃO METONÍMICA DA AQUISIÇÃO POR CRIANÇAS SURDAS
Nanci Araújo Bento

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E AS LÍNGUAS SINALIZADAS: UM ESTUDO DE REVISÃO
Roberto César Reis da Costa



MESA 5: Aquisição da Linguagem & Transtornos de Linguagem
Data: 06/10/2017 (sexta-feira)
Horário: 08:00 a 10:00
Local: Auditório (PAF III)

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E DISLEXIA
Vera Pedreira dos Santos Pepe

LINGUAGEM E AUTISMO: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA BAKHTINIANA
Marcus Vinícius Borges de Oliveira












SESSÕES DE COMUNICAÇÃO
____________________________________________________
Todas as sessões ocorreram no Pavilhão de Aulas Glauber Rocha (antigo PAF III), ao lado do Instituto de Letras.




SESSÃO A
Data: 04/10/2017 (quarta-feira)
Horário: 10:20 a 12:00
Local: Auditório

ESCOLA INCLUSIVA OU ESCOLA BILÍNGUE PARA SURDOS: REFLEXÃO SOBRE O AMBIENTE MAIS PROPICIO PARA AQUISIÇÃO DA L1 DAS CRIANÇAS SURDAS NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES EM SALVADOR
Isadele Ferreira de Souza Lopes (Dom Pedro)
Nanci Araújo Bento (UFBA/AESOS)

PRÁTICAS DE ENSINO DE LIBRAS NA EJA
Débora Cassiane de Vargas Araújo (UERGS/UFRGS)
Vinícius Martins Flores (UFRGS)

UMA ANÁLISE DA CATEGORIA TEMPO NA AQUISIÇÃO DO PORTUGUÊS ESCRITO POR SURDOS
Marcelo Meira Alves (UESB)
Adriana Stella Cardoso Lessa-De-Oliveira (UESB)

AQUISIÇÃO DAS CATEGORIAS NOME E VERBO POR SURDOS: A ESCRITA DA INTERLÍNGUA PORTUGUÊS-LIBRAS
Wasley de Jesus Santos (UESB)
Adriana Stella Cardoso Lessa-de-Oliveira (UESB)




SESSÃO B
Data: 04/10/2017 (quarta-feira)
Horário: 16:20 a 18:00
Local: Auditório

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM TRÊS SUJEITOS DE BAIXA RENDA, PROCEDENTES DE SALVADOR, NA FAIXA ETÁRIA DE DEZ ANOS.
Hannara Fenise de Oliveira Santos (UEFS)
Vera Pedreira dos Santos Pepe (UEFS)

AUXÍLIO TECNOLÓGICO NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM ESCOLARES COM DIFICULDADES NO APRENDIZADO INICIAL DA LEITURA E DA ESCRITA – UM ESTUDO EM ANDAMENTO
Denise Viana Silva (UESB)
Ronei Guaresi (UESB)

PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LEITURA E ESCRITA DA LIBRAS POR ALUNOS OUVINTES EM UM CURSO ONLINE
Madson Barros Barreto (Universidade da Libras)
Raquel Tibúrcio Rosa Barreto (UFSC/ Universidade da Libras)

AQUISIÇÃO DE LEITURA E ESCRITA DA LIBRAS POR SUJEITOS SURDOS
Raquel Tibúrcio Rosa Barreto (UFSC/ Universidade da Libras)
Madson Barros Barreto (Universidade da Libras)

LIVRO DIDÁTICO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: ANÁLISE DA COLEÇÃO "EU GOSTO"
Claudia Tereza Sobrinho da Silva (UFBA)
Larissa de Jesus Monteiro (UFBA)
Jamile Nayara Barros Rodrigues (UFBA)

RELAÇÃO ENTRE O DESEMPENHO DA FLUÊNCIA E DA COMPREENSÃO
Cristiane Vieira Costa Abreu (UESB)
Ronei Guaresi (UESB)



SESSÃO C
Data: 04/10/2017 (quarta-feira)
Horário: 16:20 a 18:00
Local: Sala de Videoconferência

AQUISIÇÃO DAS CATEGORIAS NOME E VERBO NA LIBRAS
Ediélia Lavras dos Santos Santana (UESB)
Adriana Stella Cardoso Lessa-de-Oliveira (UESB)

AQUISIÇÃO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA POR ALUNOS SURDOS: UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA LEITURA DE TEXTOS APLICADA EM DIFERENTES CONTEXTOS
Claudiane Silva Soares (UFBA)

LIVRO DIDÁTICO PARA SURDOS: A TRADUÇÃO DO ORIGINAL
Sandy Mary Azevedo Bonatti (UERGS/UFRGS)
Vinícius Martins Flores

A LITERATURA SURDA E A APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS BRASILEIRO ESCRITO
Ivana Nilza Pigozzo de Oliveira (UERGS/UFRGS)
Vinícius Martins Flores




SESSÃO D
Data: 05/10/2017 (quinta-feira)
Horário: 10:20 a 12:00
Local: Auditório

AQUISIÇÃO DE DETERMINANTES NA ESCRITA DA L2 DE SURDOS ADULTOS DO ENSINO SUPERIOR
Lucília Santos da França Lopes (UESB)
Adriana Stella Cardoso Lessa-de-Oliveira (UESB)

A PRODUÇÃO DO VOT DO INGLÊS-L2 POR BILÍNGUES INTEGRADOS
Felipe Flores Kupske (UFBA)

A AQUISIÇÃO DO ARTIGO DEFINIDO EM L2
Stefanie Martin (UNIFESP)

ESTRANGEIROS NO IFBA CAMPUS DE SALVADOR: AQUISIÇÃO DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
Erika Fonseca Maciel (IFBA)
Lucélia Ramos Alcântara (IFBA)
João Cléber Silva Cruz Rocha (IFBA)

ANÁLISE PRELIMINAR DAS OCORRÊNCIAS DE INTERLÍNGUA NA FALA DE CRIANÇAS APRENDENDO INGLÊS NA CRECHE BEM-QUERER-UESB
João Pedro Santana Luciano da Silva (UESB)
Joceli Rocha Lima (UESB)

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LIC NA BAHIA: DISCUSSÃO SOBRE OS CONTEXTOS DE FORMAÇÃO DESSE PROFISSIONAL PARA O TRATO COM O APRENDIZADO DO INGLÊS EM  FASE DE AQUISIÇÃO DO PORTUGUÊS.
Jamilly da Silva Oliveira (UESB)
Joceli Rocha Lima (UESB)




SESSÃO E
Data: 05/10/2017 (quinta-feira)
Horário: 10:20 a 12:00
Local: Sala de Videoconferência  

CONSTITUIÇÃO DA DÊIXIS NA ATENÇÃO CONJUNTA VIRTUAL: A REFERÊNCIA LINGUÍSTICA NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
Heitor Augusto de Farias Oliveira (IFPB)
José Moacir Soares da Costa Filho

AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E REFERÊNCIA MULTIMODAL NA ATENÇÃO CONJUNTA
Welma Geane Rodrigues dos Santos (IFPB)
Neilson Alves de Medeiros

O PAPEL DA ATENÇÃO CONJUNTA NA CONSOLIDAÇÃO DA REFERÊNCIA LINGUÍSTICA INFANTIL
Jéssica de Souza Morais (IFPB)
José Moacir Soares da Costa Filho
Denize de Oliveira Araújo

SINCRONIA EM GESTOS METAFÓRICOS E PROSÓDIA EM AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
Ully Barbosa Meireles (UFPB)
Laíse de Lima Nunes (UFPB)
Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante (UFPB)




SESSÃO F
Data: 05/10/2017 (quinta-feira)
Horário: 16:20 a 18:00
Local: Auditório  

SINCRONIA EM GESTOS DÊITICOS E PROSÓDIA EM AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
Laíse de Lima Nunes (UFPB)
Ully Barbosa Meireles (UFPB)
Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante (UFPB)

SINCRONIA GESTOS RITIMADOS E PROSÓDIA EM AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
Keilla Anny Silva Lima (UFPB)
Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante (UFPB)

COMPARANDO O PERCURSO DE TEMPLATES NA FALA DE CRIANÇAS GÊMEAS E NÃO-GÊMEAS
Paloma Maraísa Oliveira Carmo (UESB)
Maria de Fátima Almeida Baia (UESB)

INVESTIGANDO A DISCREPÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO FONOLÓGICO DE DUAS CRIANÇAS GÊMEAS: UM ESTUDO DE CASO
Vanessa Cordeiro de Souza Mattos (UESB)
Maria de Fátima Almeida Baia (UESB)

A INFLUÊNCIA DA CHILD-DIRECTED SPEECH NOS TEMPLATES NO DESENVOLVIMENTO FONOLÓGICO DO PB: ESTUDO DE CASO DE CRIANÇAS GÊMEAS E NÃO GÊMEAS
Gláucia Daniele do Prado Ferreira (UESB)
Paloma Maraísa Oliveira Carmo (UESB)




SESSÃO G
Data: 06/10/2017 (sexta-feira)
Horário: 10:20 a 12:00
Local: Auditório

O PROFESSOR OUVINTE E A FORMAÇÃO LINGUÍSTICA: LIBRAS COMO LÍNGUA DE INSTRUÇÃO
Vinicius Martins Flores (UFRGS)

QUESTÕES SOBRE O CORPO NA AQUISIÇÃO E NA CLÍNICA DE LINGUAGEM
Danielle Pinheiro Carvalho Oliveira (UFBA)
Melissa Catrini da Silva (UFBA)
Carla Santos Pimentel

AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM E JOGOS SONOROS NA FALA INFANTIL
Glória Maria Monteiro de Carvalho (UNICAP)



*Nomes completo das instituições:
INSTITUIÇÕES DA BAHIA
AESOS – Associação Educacional Sons do Silêncio
IFBAIANO – Instituto Federal Baiano
UEFS  Universidade Estadual de Feira de Santana
UESB  Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
UFBA  Universidade Federal da Bahia
UFRB – Universidade Federal do Recôncavo Baiano
UNEB – Universidade do Estado da Bahia
INSTITUIÇÕES DE OUTROS ESTADOS
IFPB – Instituto Federal da Paraíba
UFPB  Universidade Federal da Paraíba
UFS – Universidade Federal de Sergipe
UNICAP – Universidade Católica de Pernambuco